sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Conspurcação do local sagrado: o que diz o Código de Direito Canônico?


















A primeira foto se refere a lacrimação de Imagem de Nossa Senhora de Fatima Peregrina que chorou em Nova Orleans EUA em 1972.

Na mensagem de Fatima Nossa Senhora se refere ao pecado contra a Castidade como o que mais leva almas para o Inferno.

A segunda imagem é de Nossa Senhora de La Salette. Em sua mensagem no sec. XIX, Nossa Senhora se refere em especial aos deslizes e decadência em muitos setores do clero.

Publicamos a carta abaixo por acharmos muito oportuna.

Ave Maria Purissima

*****************
Excelência Reverendíssima
Dom Eugenio Rixen
DD. Bispo Diocesano de Goiás Velho

Excelência Reverendíssima,

Venho respeitosamente manifestar a Vossa Excelência, enquanto católico, a minha mais profunda perplexidade e mesmo minha indignação face ao que se passou no último dia 1° de dezembro de 2010, na Catedral de Sant’Ana e em seu entorno, a pretexto do dia mundial de combate à AIDS.

Passemos por cima do fato de que o Revmo. Frei Paulo Sérgio Cantanheide, OP, vigário da Catedral, tenha se eximido da responsabilidade, publicando no site da Paróquia de Sant'Ana (http://www.paroquiadegoias.org.br) uma declaração em que diz ter sido feita “sem me consultar” a utilização do mural da Igreja para "pendurar cartazes que incentivavam o uso de preservativo". E que tenha qualificado brandamente esse grave acontecimento como "equívoco" e "inconveniente", afirmando ele não ter feito "uma averiguação inquisitorial sobre a ornamentação do ambiente" , "deixando passar despercebida a presença dos referidos cartazes", o que seria impossível até a um catacego, pois tais cartazes e faixas cobriam os murais, a entrada e o interior da igreja e continham frases de escandaloso estímulo à fornicação e à promiscuidade sexual.

Passemos também por cima de que o ânimo inquisitorial do sacerdote tenha se voltado, não contra os promotores do escândalo, mas contra a "fúria insana de grupos conservadores", "pessoas extremamente mal intencionadas" e de um "fundamentalismo e anacronismo eclesial", as quais fazem "um plágio (sic!) maldoso e antiético" e movem uma "cruzada interna forjada por grupos conservadores da Igreja", os quais a justo título se sentiram escandalizados.

Dê o Revmo. Pároco da Catedral de Sant´Ana as explicações que queira, negue qualquer responsabilidade na distribuição de preservativos durante os eventos, um fato ululante fica de pé: na Catedral de Sant'Ana FOI COMETIDO UM GRAVE SACRILÉGIO, ao ser transformada em barraquinha de estímulo à fornicação e à prática do pecado de impureza, com a agravante de ser contra a natureza, quando devia ser um local sagrado que abriga o mesmo Deus que ensinou: "Não pecarás contra a castidade".

Esta é a realidade mais grave a ser constatada: o lugar sagrado foi conspurcado!

Melhor do que nós, Vossa Excelência sabe que o Direito Canônico, em seu Cân. 1211, afirma quando "os lugares sagrados são violados por atos gravemente injuriosos aí perpetrados com escândalo dos fiéis”.

Quando isto se dá, diz o mesmo Cânon, “não seja lícito exercer neles o culto, enquanto não for reparada a injúria mediante o rito penitencial estabelecido nos livros litúrgicos".

Assim, Excelência, está nas suas sagradas mãos "reparar a injúria" feita a Nosso Senhor Jesus Cristo, promovendo um ato público de desagravo ao Santíssimo Sacramento e ao lugar santo dessa forma conspurcado, e que causou tanto escândalo entre os fiéis.

Contando desde já com a sua sabedoria para tomar as devidas providências sobre este caso tão grave, peço humildemente as vossas orações e a vossa bênção.

Abel Campos

3 comentários:

Vladimir Lachance disse...

Carta opotuníssima esta escrita pelo sr. Abel Campos. De fato, diga-se o que quiser, o fato de que a Catedral foi profanado da maneira mais hedionda continua de pé. E o fato de que o pároco da Catedral também quis eximir-se não só da responsabilidade pela profanação, mas também da responsabilidade de ir a público a fim de execrar o fato ocorrido, isto tudo também não passa. Afora a fúria com que se referiu a fiéis leigos que retamente se escandalizaram com a profanação... tudo muito lamentável. Mas, rezamos para que o Revmo. Bispo atenda aos apelos feitos na carta e repare a injúria cometida!

Unknown disse...

Muito pertinente a carta, sr. Abel. Parabenizo-o pela excelente iniciativa! Que Nosso Senhor Jesus Cristo o abençoe por tão importante feito, e dê-nos a graça de não mais conviver com tamanha profanação dos locais sagrados!

Unknown disse...

Caro senhor Abel, parabenizo-o pela excelente iniciativa de envio da carta. Que Nosso Senhor Jesus Cristo digne-se perdoar os responsáveis por tais atos, e abençoar nosso país para que não convivamos novamente com tão graves atos de profanação dos locais sagrados!
Venha Teu Reino!